sexta-feira, 29 de maio de 2009

Contradições

Preocupo-me com o ambiente. Sempre me preocupei mas ainda mais agora que tenho uma filha. É importante que lhe deixe um bom legado...

Mas por outro lado, é precisamente o facto de ter uma filha que me faz ter de fechar tantas vezes os olhos a alguns comportamentos que antes considerava impensáveis!

Comecemos pela quantidade de fraldas que todos os dias deito fora. E nem me venham cá falar de fraldas reutilizáveis - as de pano que a minha mãe usava também eram reutilizáveis - são caríssimas e nada práticas! Pois se o tempo mal chega para lavar a roupa quanto mais ainda as fraldas!

Com as fraldas vêm os sacos de plástico para as deitar no lixo. Antes ia ao supermercado com a minha cestinha reciclada e, quando não podia evitar os sacos, trazia o mínimo possível. Nem pensar em deixar as meninas da caixa colocarem-me as compras em sacos, porque elas têm ordens para não colocar mais que três produtos em cada um! Mas agora mesmo que não queira, os ditos fazem-me falta e lá dou por mim a trazer mais sacos para casa num dia do que antes numa semana!

Há ainda os "efeitos colaterais". Como o tempo para fazer limpezas é cada vez menos, mas por outro lado a necessidade de manter a casa limpa é cada vez maior, toca a comprar a bela da swifer e os belos dos toalhetes para limpar o pó enquanto o diabo esfrega um olho! Tudo descartável! Tudo poluente!...Tudo muito...PRÁTICO!!!!
E é assim que tudo tem de ser para já: prático! Porque cada minuto a limpar a casa é um minuto a menos a ver a minha pipoca a crescer. Porque apesar do alargamento da licença de maternidade, o tempo passa a voar e não tarda nada só a vejo 2 ou 3 horas por dia, muito pouco.
Porque não tarda nada ela começa a andar dum lado para o outro, a usar menos fraldas e a ajudar a mamã nas limpezas (era bom, era!) e aí já podemos voltar a ter uma atitude mais ecológica e educativa!
Mas para compensar, a alimentação é um acto do mais ecológico que existe: a mamoca da mãe não tem embalagem, não vem em saquetas individuais, não gasta energia a aquecer e não tem desperdícios. Mais ecológico não podia ser!

1 comentário:

Cruxe disse...

Então, mas quando ela começar a gatinhar arranjas-lhe um fato tipo a swiper e ela vai limpando o chão por onde passa. É uma boa ideia, não é? :)